segunda-feira, 19 de maio de 2008

Vergonha! Descalabro! Incompetência!

Noite de pesadelo premeia quizzers com o pior jogo da história


Aquilo que se passou no passado dia 16, na Academia da Ajuda, foi tão grave que este relato do último jogo de quiz de cascata se dividirá em duas partes.

Se o jogo dos Zbroing foi o exemplo quasi perfeito de que é possível ascender a um outro nível em termos qualitativos (de apresentação, organização das perguntas por temas e por graus de dificuldade, e fiabilidade e segurança das respostas apresentadas), eis que o jogo dos Mineteiros do Apocalipse surge como a sua antítese: com ele mergulhámos, todos aqueles que marcaram presença na Academia, num lamaçal de dúvidas, de perguntas desinseridas no grau de dificuldade do nível em questão. O jogo caiu numa caverna escura logo no início do 1º nível e só viu lampejos de luz no término do último nível.

Vamos por partes: o jogo começou às 22:52 (ou seja, atrasado) com a distribuição da parte escrita. Já nessa altura se podia ler nos rostos dos organizadores alguma apreensão, se bem que me parecesse na altura apenas nervosismo, já que a parte escrita estava francamente boa (foi das melhores que já experimentei, a nível pessoal). Ou seja, se juntarmos a isto a agradável surpresa (atribuição de 4 garrafas de cerveja a cada equipa) que o cortês Fernando dos Mineteiros nos proporcionou, estavam lançados os alicerces de uma noite agradável em perspectiva.

Ledo engano.

Cedo se percebeu que havia muito trabalho de casa que ficou por fazer. Este quiz foi, suspeito eu, feito à pressa, em cima do joelho (porque motivo teriam pedido o adiamento se não fosse esse o caso?). Como explicar que só à 10ª questão uma equipa tenha respondido a uma pergunta directa...no nível fácil? Como é isto possível?
O nível 1 ficou marcado por questões extremamente rebuscadas e claramente mal emparelhadas para o grau de dificuldade do nível em questão. Isto contribuiu para que se gerasse um burburinho na sala que acompanhou o jogo de lés a lés.
O apresentador, de seu nome Vítor Magueijo, parecia algo perdido, pois frequentemente se enganava, quer na atribuição de pontos, quer na equipa a quem tinha de atribuir os pontos, ou mesmo à qual tinha de endereçar a questão. Perdi a conta da quantidade de perguntas que deram a volta à sala, mas penso que deverá ter sido batido o recorde do quiz do Filipe Bravo (13 questões).
Foi, sem sombra de dúvidas, o nível 1 de maior grau de dificuldade, com um nº gritante de perguntas de grau 3 nele inseridas.

No nível 2 assistiu-se ao mesmo definhar progressivo, não só por parte da qualidade do jogo, mas sobretudo do entusiasmo dos jogadores, situação essa que se estendeu à mesa onde se encontrava a cúpula dos organizadores. Neste nível, o nº de respostas certas por cascata continuou a diminuir, ao passo que o espanto e a incredibilidade na sala iam aumentando.

15 comentários:

Anónimo disse...

A todos os presentes no Quiz do passado dia 16 de Maio:

Depois desta crónica dura (que com franqueza esperava), gostaria de dizer algumas palavras.

Sempre me responsabilizei por tudo aquilo que fiz, de bom e de mau. Assim, e a título pessoal, sinto-me compelido a dizer o seguinte:

1 – A jornada de 16 de Maio revelou-se de facto um evento mal organizado e, acima de tudo, com um nível de dificuldade completamente despropositado para o nível que deveria ser mais fácil.
Além disso, existiram ainda alguns erros graves nas respostas e perguntas mal formuladas. Tudo isto levou a um quiz brutalmente longo e frustrante.

2 – O simples exercício de “me colocar na pele de quem estava a responder às perguntas”, leva-me a compreender as reacções da audiência e a aceitá-las. Estando eu na audiência, quase de certeza que reagiria da mesma forma. No entanto, note-se que apesar de aceitar praticamente todas as críticas relacionadas com o quiz, não aceito de forma alguma um par de agressões verbais gratuitas de baixo nível que me atiraram (e que eu ouvi…).

Tendo em conta os pontos 1 e 2, torna-se evidente que a jornada de 16 de Maio foi de péssima qualidade e aceito a inteira responsabilidade por este facto.

A utopia de fazer um Quiz em 2 dias revelou-se um desastre, já que não permitiu a compilação de um maior número de perguntas (principalmente adequadas a níveis inferiores), o apuramento destas e a total correcção das respostas.

Por tudo isto, quero formalmente pedir desculpa a todos os que estiveram na Academia da Ajuda na passada sexta-feira, dia 16 de Maio. Deveria ter sido um quiz divertido e não um longo calvário para os presentes (incluindo eu).

Não espero compreensão nem compaixão por este meu pedido de desculpas. Faço-o porque respeito a grande maioria dos presentes na passada sexta na Ajuda, e porque o meu orgulho e auto-crítica assim o exigem.

Cumprimentos,

Vítor M.

Anónimo disse...

Ei Vitor!

Capacidade de auto-crítica é algo muito bom, e este comentário ilustra a tua maneira de estar. Lembras-te de termos falado uns dias antes, e te ter dito que um quiz em 2 ou 3 dias é algo complicado de fazer? Organizar um quiz é muito mais do que compilar um certo número de perguntas, especialmente quando se quer ser mais perfeccionista e organizado.

De qualquer modo, na minha opinião esta crónica peca por um excesso de dureza. Não só porque em mais de 3 anos de cascata já passámos todos por jogos bastante pouco conseguidos, mas também porque deve haver um pouco de contenção (e quiçá mesmo delicadeza) para com quem se disponibiliza para organizar um jogo para a comunidade quizística.

É apenas a minha opinião, claro.

Anónimo disse...

Deixa lá isso, Vítor.
A Sofia tem razão: um jogo feito em dois ou três dias... só pode dar mau resultado.
Dá o desconto nas agressões verbais aos efeitos do alcool, se tal for possível. Não ouvi, não sei da agressividade das palavras, mas é sempre mau.
Prometes que para a próxima levas umas duas ou três semanas para preparar o jogo, ok? (e isso inclui treinar a apresentação do dito...)
Um abraço.

Anónimo disse...

Caro FB,

Com certeza não me meto noutra igual. Se soubesse o que sei hoje... Depois de uma semana de cão com a tese, ir fazer a locução de um quiz mal organizado sem jantar foi mesmo uma loucura. Tinha que estoirar por algum lado e deu no que deu...asneira.

Podes ter a certeza que nunca mais faço um quiz sem ter a certeza que está tudo sob controlo!

VM

Anónimo disse...

A crónica é justa. O perceber que as coisas estavam mal, revela humildade e saber estar. Não esconde porém as inúmeras críticas feitas por elementos desta equipa a maus momentos de outros quiz´s. Quanto à agressividade quanto ao Vítor não sei é possível, com ou sem alcool, eu tive uma "pega" com o Pedro porque não gostei de o ouvir dizer algo que, estranhamente, fazia passar a mensagem que a culpa do que estava a acontecer era dos participantes e não da equipa organizadora.
Sofia não percebi se a contenção, se relacionava com os Mineteiros ou com a CO. Explica lá sff.
Johnny Bigodes

Anónimo disse...

Johnny,

Eu estava sentada no fundo da sala, por isso não dei por essas picardias. Contenção da CO? Não percebo sequer o que queres dizer, aconteceu alguma coisa?!

Referia-me a contenção nas críticas por parte de participantes, bloggers, etc. Acho que nos devemos conter na forma como criticamos um jogo / organizadores, no espírito de que é algo para o qual as pessoas se voluntariam para manter a cascata "a andar" e que, resultando num bom ou mau quiz, dá muito trabalho a quem faz.

Não discuto a justiça da crónica; apenas me parece que as palavras e frases utilizadas terão sido excessivas. Também eu já critiquei um ou dois jogos que menos me agradaram, nem sempre da melhor forma, e vice-versa. Acho só que uma parangona de "Vergonha, humilhação, incompetência" terá sido demais.

Vá lá, não é nenhuma crítica pessoal aos autores deste blog! Fiquei simplesmente um pouco incomodada ao ler a crónica. Sensibilidades de gaja, talvez!!

Anónimo disse...

Cara Sofia e outros,

Em relação ao ao título da crónica, tenho a dizer o seguinte: Vergonha? Vergonha é roubar por isso não me serve o barrete. Descalabro? Parece-me mais que óbvio que houve algum (barrete semi-enfiado). Incompetência? Incompetência teria sido chumbar na discussão da tese de doutoramento e ter feito um Quiz brilhante (caraças pá! este barrete também não me serve!). Por isso, em relação ao título estamos conversados.

Posto isto, não tenho medo em dizer que a crónica até é mais ou menos justa. Vou-me repetir, mas aceito as críticas relativas ao jogo. Eu também critiquei no passado. Agora extrapolar para além disso, alto lá! Acho que nunca ofendi ninguém nem no Quiz nem no Blog. Se existem antagonismos pessoais, não tenho nada a ver com isso! Eu nunca alimentei esse tipo de coisas.

Cumprimentos,

Vítor M.

Zé Pedro disse...

Ó Vítor, repito aqui o que deixei no decascata:

a faina até foi gira, com disputa até à última pergunta.

Só não entendo o motivo por que o resto da equipa não colaborou na elaboração do quiz, tanto mais que foram aqui deixados comentários críticos, de quem seria capaz de fazer obra prima. Quem tem telhados de vidro...

Como costumo ter mais rendimento à medida que a dificuldade aumenta, e que a hora se adianta, até teve piada.

Às vezes engalinho com perguntas mal formuladas e respostas erradas, com ou sem influência no resultado das equipas em que jogo, mas desta vez teve piada ver-te com o ar estoirado de quem verdadeiramente se esforçou. Se não deu para mais, será na próxima.

E quanto às agressões verbais de baixo nível, geralmente partem de quem não sabe fazer melhor.

Em Junho há mais!

Comandante

A Ordem do Fónix

PS: Tita-teimoso, vê se acabas com a treta das letras lá de baixo para "verificação". Nunca percebi para que servem. Será para provarmosque não somos ceguinhos?

Anónimo disse...

Ó comandante...
as letras servem para assegurar que é um ser humano que está do outro lado do ecran.
Muitos spam etc aparecem em comentários automáticos nos blogs.

Nando disse...

Acho que aquilo que se passou no passado dia 16, na Academia da Ajuda, não foi tão grave que o relato do último jogo de quiz de cascata tivesse de ficar a meio...

Anónimo disse...

Boa tarde, sou jornalista da revista Time Out e estou a escrever um artigo sobre locais onde se pode jogar Quiz em Lisboa. Será que me podem ajudar dando-me o contacto de alguém com conhecimento do assunto que possa falar comigo? Obrigada. Deixo o meu e-mail: cmferreira@timeout.pt

Filipe Tirapicos disse...

Boa tarde CM Ferreira. Se for pesquisar ao blogue oficial do campeonato pode encontrar toda essa informação.

www.quizdecascata.blogspot.com

Anónimo disse...

Não existe um blogue oficial do campeonato.

Anónimo disse...

Foi uma pena este blog ter morrido tão jovem. Parecia ser tão promissor e esperávamos tanto dele. Paz à sua alma.

Zé Pedro disse...

MUITA PARRA POUCA UVA

De boas intenções está o inferno cheio...

E continuo a protestar por causa da treta das letrinhas lá de baixo. Que se lixem os et's! Eu é que não gosto daquelas minhoquices.

Comandante

A Ordem do Fónix