segunda-feira, 19 de maio de 2008

"Choque tecnológico" premeia nova Ordem

Relato da 4ª jornada


Antes de iniciar o relato daquilo que foi mais uma jornada do campeonato, começo por apresentar um pedido de desculpas aos demais quizzers e também à menina que tentou assegurar os serviços mínimos aqui no blog mas que não o pôde fazer porque o asno que escreve estas linhas se esqueceu de lhe dar a password (desculpa Maria!) durante o período que se ausentou do país.Uma vez que o 3º elemento se decidiu exilar por terras gaulesas durante uns tempos, lapsos como este não se devem voltar a repetir.


E agora, o jogo propriamente dito: esta 4ª jornada do quiz de cascata fica marcada, indubitavelmente, com a entrada das novas tecnologias na elaboração e condução por parte de quem organiza o quiz. Mas esta nova alvorada tecnológica tem um rosto: João Velhote foi o grande obreiro, a trave-mestra que arquitectou a elaboração e execução de um programa informático que, com a permanente presença das perguntas numa tela e um dispositivo de contagem decrescente, tornou o jogo extremamente orgânico e de uma fluidez nunca antes vista. Foi simplesmente sublime a condução do jogo...a fazer lembrar o Brasil de ´82, ou a Laranja Mecânica de ´74. A parte escrita esteve aceitável e o jogo terá pecado talvez pela repetição de um ou outro tema, mas à parte disso esteve num plano deveras superior.

Classificação deste quiz: 9 palmadinhas nas costas (em 10 possíveis)

(A Classificação será atribuída tendo em conta parâmetros estabelecidos pelos 3 mentores deste blog, parâmetros esses explicados num post ainda durante este mês)


Este verdadeiro "choque tecnológico" acabou por marcar de uma forma incisiva a 4ª jornada, que se fez ainda acompanhar de um verdadeiro "regresso ao passado", com os 3 lugares do pódio a serem ocupados pelas 3 equipas (isto, se considerarmos que os Fónix estão no seguimento dos Fósseis, tal como a Quimigal esteve no seguimento da CUF) que dominaram o panorama dos últimos 2 campeonatos: Ordem da Fónix, Fernando Mamedes e Cavaleiros do Apocalipse viram-se relativamente perto uns dos outros na aquando do apito final do jogo. A Ordem surge como uma justa vencedora, ao angariar cerca de 9 pontos na ronda final (tantos quanto F. Mamedes (4) e Cavaleiros (5) juntos), relegando assim para o 2º posto os Fernando Mamedes , que por sua vez souberam manter os Cavaleiros (3º lugar) sempre à distância de 2/3 pontos.Estes, no entanto, já haviam ganho a noite com a sua melhor prestação deste Setembro de 2007.

Nos lugares imediatamente abaixo, tivemos uns Indomáveis SAD, liderados pelo novel Leal conselheiro, Marco Vaza, que fizeram um jogo muito bem conseguido (sobretudo no nível fácil), chegando ao 3º nível em 4º lugar e assim acabando a contenda. Feios , Porcos e Maus (5º lugar) e os Golfinhos (6 lugar) acabaram por fechar o grupo de participantes do 3º nível. Estão ambas de parabéns, sendo a estreia dos Golfinhos no 3º nível dum quiz de cascata a nota de destaque.

Protagonistas da jornada:

Equipas em foco: Ordem da fónix, por mais uma vitória na prova rainha dos quizzes
Cavaleiros, pelo regresso ao pódio, ao fim de 7 meses.

Equipas desfocadas: Ursinho bobó, por acusarem a falta do seu C. Ronaldo, o João Pimenta, em demasia. Sem ele em jogo, terão muita dificuldade em chegar ao 3º nível.
Mineteiros, Barraqueiros e Ambité por não conseguirem repetir os resultados das jornadas anteriores.










Sem comentários: